FUNDAÇÃO
O Sindicato dos Trabalhadores em Sociedades Cooperativas do Estado de Minas – SINTRACOOP / MG, teve o seu registro sindical liberado em março de 2005. O registro sindical é a certidão de nascimento do sindicato, documento que o reconhece perante o Ministério do Trabalho.

Em abril de 2006 finalmente foi expedido o nosso Código de Recolhimento Sindical, que concretiza e caracteriza a identidade do Sindicato. E é através deste código, que podemos operar de fato, ou seja, cadastrarmos na Caixa Econômica Federal – CEF, para a emissão das guias de recolhimento do imposto sindical e outras contribuições assistenciais.

HISTÓRICO

A história do nosso sindicato se iniciou em 1997, quando um grupo de trabalhadores em cooperativas, cansados de se sentirem marginalizados e mal representados por outras entidades sindicais, se uniu criando o Sintracoop-MG. Não existiam convenções coletivas que nos atendiam, todas eram negociadas em condições desfavoráveis principalmente o ramo crédito, que sempre seguiu a convenção do ramo financeiro com data base em novembro. Para os outros ramos era pior ainda pois as cooperativas não sabiam que convenção seguir e escolhiam as que melhor lhes interessava em detrimento do interesse dos trabalhadores.

Diante de todo este histórico, nos vimos na condição de criarmos a nossa categoria e de nos organizarmos para crescermos juntos com as cooperativas e o movimento cooperativista. Precisávamos administrar o futuro da nossa categoria, pois como empresas, as cooperativas possuem atividades econômicas diferenciadas, somente trabalhadores que conhecem o cooperativismo, laboram dentro do cooperativismo podem fazer o elo de ligação entre empregados e cooperativas.

Assim o nosso Sindicato foi criado, e durante este período, buscamos incessantemente, através de muita luta, dedicação e esforço, o nosso reconhecimento. Notadamente é sabido que todo empreendimento inicialmente sempre gera mais despesas do que receitas, e o Sindicato não foi exceção. Então, sem recursos financeiros para enfrentarmos todas as adversidades destes anos decorridos, contamos coma a ajuda de amigos e até de investimentos pessoais neste projeto.

O processo foi longo e muitas vezes desgastante, porque infelizmente, na hora em que mais precisávamos de ajuda e apoio, contávamos com poucos colaboradores. Mas mesmo com tantas adversidades, nunca deixamos de acreditar que teríamos um grande futuro pela frente.

Fomos então gratificados com as decisões tomadas em juízo e pelo próprio Ministério, em nosso favor e contra poderosas organizações sindicais profissionais, que possuem estrutura jurídica e política infinitamente superior à nossa. Por isto somos gratos à Justiça, que reconheceu inegavelmente nossa legitimidade, conscientizando adversários e críticos do nosso projeto.

Após toda esta luta, iniciamos de fato o funcionamento do Sintracoop em maio de 2006 quando tivemos o nosso primeiro faturamento, ainda tímido, mas suficiente para montarmos uma estrutura funcional mínima, porém, com postura profissional e comprometida.

Agora já com seis anos de atuação, negociamos todas as convenções de todos os ramos do cooperativismo, não deixamos um trabalhador seguer sem ser representado. Estruturamos nossa sede, contratamos uma equipe capacitada e dedicada, criamos nosso informativo periódico, nosso web site, visitamos centenas de cooperativas por todos os cantos de Minas Gerais, fizemos amigos por todos os lados, realizamos nosso primeiro congresso com a participação maciça de trabalhadores e estamos prontos e preparados para novas batalhas.

Por isso pedimos a todos os trabalhadores que entrem também nesta batalha conosco, contribuindo com a taxa de fortalecimento anual.

Sindicato forte é Sindicato com recursos financeiros!
O trabalho é o bem maior de todos nós e é através dele que construimos e realizamos nossos sonhos.

Pense nisso!

O seu futuro é o nosso presente.
Contamos com você.

Abraços

Obrigado.

Marcelino Botelho
Presidente SintracoopMG

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *