Prezados Cooperários,

Mais um dia de luta para a nossa classe trabalhadora, em meio ao caos que se instalou em nossas vidas.

Na semana passada conseguimos uma liminar nos autorizando a comprar vacinas para nossa categoria de trabalhadores em Cooperativas.

Fomos notícia, na impressa de Minas e do Brasil (links abaixo), juntamente com outros sindicatos que também conseguiram liminar.

Muitos se questionam porque tiramos essa liminar, quase que inócua. São muitos os motivos, mas com certeza, não foi nossa intenção furar fila da vacina.

Nossa atitude é para mostrar à sociedade que não estamos parados, acuados, esperando acontecer, precisamos reagir, todos precisam reagir. A falta da vacina e de planejamento sério, no programa de imunização, está acabando conosco em todos os sentidos. Não podemos assistir a isso tudo parados sem fazer nada, mesmo sendo quase impossível adquirirmos essas vacinas, precisamos reagir e mostrar o quanto é importante para toda a sociedade um programa célere e competente de imunização.

A economia está travada com seguidos lockdowns, bem atrapalhados, onde uma região ou cidade fecha a outra não, uns respeitam o isolamento outros não, uns se protegem outros não e em meio a este caos, estamos tentando sobreviver, trabalhar, criar nossos filhos, seguir nossas vidas e na medida do possível, manter nossos sonhos.

Somos trabalhadores, precisamos ter saúde para sustentar nossas famílias, crescermos na nossa profissão e honramos nossos compromissos.

A economia precisa voltar a circular, os negócios precisam voltar a funcionar, porém, tudo com segurança.

O que me admira é ter somente 5 sindicatos e algumas escassas empresas em todo o país que buscaram esta liminar. São mais de 11 mil sindicatos no Brasil e centenas de milhares de empresas, porque tão poucos buscaram o direito de proteger suas vidas?

Preservar a saúde do trabalhador é uma obrigação das empresas e dos sindicatos, e neste caso não é só preservar a saúde, é preservar as nossas vidas, afinal esse vírus está matando ou deixando seqüelas, muitas vezes, com longo prazo para recuperação.

É uma conta simples, que nossa sociedade assustada e acuada ainda não fez, é muito mais barato vacinar, é mais barato para o governo que deixa de gastar em UTIs, para as empresas que voltam a faturar, para o trabalhador que recompõe sua renda e volta a gastar e ter mercado de trabalho, e no final, mais uma vez, para o governo que arrecada mais impostos com giro da economia.

Mesmo diante de tantos benefícios, tanto econômicos quanto de saúde, a sociedade não reagiu como deveria à falta da vacina e ao péssimo planejamento de sua produção, e essa omissão está cobrando seu preço agora, em 2021.

Se mais sindicatos e mais empresas inundassem a justiça de liminares, talvez esse governo enxergasse o quanto nossa sociedade clama pela vacina. Estas ações têm de continuar, é a única forma que temos de reagir, por isso a impressa deu destaque nas decisões.

Mas ninguém faz nada, ficam sem reagir, assistindo a cenas de terror nos telejornais, em pânico, pedindo a Deus que não nos deixe passar por isso.

O Sintracoop-MG fez, agiu, nós mostramos a nossa indignação, nós mostramos que o trabalhador tem direito à saúde e a proteção à vida, que é o nosso papel, e o juiz não só acolheu nosso pleito, como também externou de forma muito clara em sua decisão, que “não se trata de uma decisão para furar a fila, mas uma decisão para preservar o direito básico à saúde e à vida”.

Precisamos continuar exigindo a vacinação célere e organizada para toda a população, seja nas redes sociais, nas conversas com vizinhos, e em todas as ocasiões das nossas vidas, incluindo também as ações judiciais.

Reportagens sobre as liminares.

COMUNICADO – LIMINAR AÇÃO COVID-19