Negociação 360°
Prezados Cooperários,
Negociação 360°, esse é o nome que daremos às nossas negociações em 2021.
Porque 360°?
- porque o Cooperário, que heroicamente atravessou a pandemia gerando resultados de dois dÃgitos para as cooperativas, agora precisa ser de fato reconhecido na negociação coletiva.
- Porque o ciclo de 360° do ato cooperativo se fecha com o reconhecimento do esforço dos empregados.
- Porque a Cooperação não é via de mão única e nem só de ida, ela gira em torno de ideais sociais, e o empregado é parte desse giro.
- Por fim, 360° porque agora o empregado pode de fato saber se é realmente reconhecido ou não.
O Prêmio Nobel de economia em 2021 foi entregue para três economistas, que entre seus estudos, mostraram em seus experimentos, o impacto positivo na comunidade do aumento do salário para empregados de uma rede de Fast Food.
Se levarmos em consideração esse estudo e aplicarmos às Cooperativas, acredito que os efeitos serão muito maiores, afinal elas estão inseridas em comunidades e são referências de remuneração de mercado. O salário bem pago nas cooperativas reflete no mercado de trabalho, na comunidade e nos negócios das cooperativas com esta comunidade. Mais uma vez o reflexo 360° se aplicando.
Então, é hora de inovar e aplicar os estudos dos economistas e de valorizar os empregados em 360°.
As fotos das assembléias, em Boa Esperança e Três Pontas, refletem muito a imagem dos trabalhadores e sua vontade de serem bem reconhecidos na negociação de 2021.
As duas assembleias aprovaram as pautas de reajustes de:
- Ramo Crédito â Reajuste de 12,5% (doze vÃrgula cinco por cento) nos salários, e Ajuda Alimentação diária de R$48,00;
- Ramos Agropecuário, Consumo, Transporte e Trabalho â Reajuste de 12,5% (doze vÃrgula cinco por cento) nos salários e Cesta Básica mensal de R$250,00.
As propostas estão coerentes com as negociações feitas nestes últimos 16 anos, com o Ãndice inflacionário (INPC) do perÃodo, e com o momento atual do impacto da inflação na vida das famÃlias dos empregados.
Estamos a 12 meses vivendo com o mesmo salário e vendo tudo subir de forma vertiginosa.
Merecemos este reajuste, pois trabalhamos e produzimos por ele.
Temos confiança de que nosso pleito será acatado pelos dirigentes.
Força e fé!
Contem conosco!
Abraços,
Marcelino Henrique Queiroz Botelho
Presidente