Prezados Cooperários,
Fechamos mais um ciclo de negociações com o ramo Crédito. Cumprimos novamente nossa missão, melhorando a renda dos trabalhadores da nossa categoria.
Foi uma negociação mais difÃcil que nos outros anos, pois o trabalhador, infelizmente, agiu para enfraquecer o seu sindicato, ao se recusar filiar e financiar a atividade da entidade de representação da sua categoria. Mostrando assim, de forma direta ao Patronal, que ele não estava preocupado com o que o Sindicato iria fazer por ele. Essa atitude, é claro, se reflete na mesa de negociação.
Categoria unida, forte, e com assembleias sempre cheias como eram as nossas, antes da reforma da lei trabalhista, que transformou como optativo o Imposto Sindical, trazem muito mais chances de conquistas nas negociações coletivas, mostram o nosso valor, a nossa união e a nossa força.
Mesmo hoje, não tendo todos os trabalhadores do ramo crédito financiando o nosso sindicato, demos um voto de confiança, acreditando que o bom senso irá prevalecer sobre a hipocrisia, e com o tempo teremos com toda certeza, uma participação expressiva de trabalhadores se filiando e contribuindo.
Vivemos um momento difuso em nosso paÃs, onde um governo ânovoâ repete em âmantraâ o fim de direitos trabalhistas, como se isto fosse trazer a solução para os problemas. O que me faz lembrar, a boa e velha filosofia de rua, não é prejudicando que se ajuda alguém.
O momento agora é da classe trabalhadora se unir, se ajudar e resistir a tudo isso, para continuar sonhando com um futuro melhor.
O nosso reajuste ficou em 4,85% contra uma inflação de 4,00% no perÃodo. Mantivemos nosso histórico de negociações com ganho real, demonstrando claramente ao trabalhador a nossa grande missão, que é colocar dinheiro em seu bolso.
Esperamos assim, o reconhecimento por parte de todos vocês, valorizando e ajudando seu sindicato.
Repito, demos um voto de confiança, por acreditarmos que nossa categoria seja de pessoas conscientes e comprometidas.
Nossa força é que nos trouxe até aqui!
Não enfraqueça quem te faz forte!
Abraço a todos.
Marcelino Botelho
Presidente
Sintracoop - MG