Prezados Cooperários
As negociações em 2016 tem se mostrado difÃceis, muito mais que esperávamos, porque um grupo pequeno de dirigentes, sem nenhum compromisso com os empregados, sem entender que o maior patrimônio de toda empresa são seus colaboradores, insistem em esconder e descontar suas incompetências gerenciais, nas costas dos empregados.
Mas no meio de tantas âmaçãsâ, temos também os bons frutos, várias Cooperativas dos Ramos Crédito e Agropecuário, que respeitam seus empregados, que disputam o mercado e sabem a necessidade de ter uma equipe de colaboradores unida e motivada, já nos procuraram pra fazermos os acordos individuais coletivos, nas mesmas condições da nossa última proposta entregue à OCEMG.
Pelo tanto que rodamos nessa  Minas Gerais, pelo relacionamento que temos com empregados, e principalmente, o que conhecemos do Cooperativismo e seus dirigentes, tÃnhamos convicção que as propostas que nos colocavam na mesa, não espelhava a realidade das Cooperativas.
à uma imensa satisfação ver como a maioria das Cooperativas, valoriza seus empregados, reconhece seus esforços e deseja agora colocar um fim nessa discussão sem sentido.
A diferença entre nossa última proposta, e o que nos oferecem, é irrisória para continuarem recusando. Se formos à justiça, o Juiz irá julgar a nosso favor, sem ouvir a outra parte, não vai querer perder seu valioso tempo.
Negociar uma convenção coletiva, não é uma disputa, é obrigação de empregadores e empregados, e negociar significa ter os dois lados satisfeitos, se somente um lado sair satisfeito é porque não houve negociação.
O Sintracoop nunca foi e nunca será inimigo das Cooperativas, afinal ele representa um de seus maiores patrimônios, seus empregados, sem empregado não há cooperação.
O que veremos agora com esta grande quantidade de solicitação de acordos coletivos, é que irão sobrar somente as Cooperativas que tratam com desdém seus colaboradores e vai ser barbada fazê-los cumprir as obrigações em juÃzo.
Novamente Parabéns a estas Cooperativas corajosas e competentes, parceria e respeito é isso, assim se constrói o futuro, assim se solidifica o Cooperativismo.
E fica a pergunta a todas as Cooperativas:
As Cooperativas são bem administradas porque valorizam seus empregados ou seus empregados são valorizados porque ela é bem administrada.