Negociação 360°

 

Prezados Cooperários,

Negociação 360°, esse é o nome que daremos às nossas negociações em 2021.

Porque 360°?

– porque o Cooperário, que heroicamente atravessou a pandemia gerando resultados de dois dígitos para as cooperativas, agora precisa ser de fato reconhecido na negociação coletiva.

– Porque o ciclo de 360° do ato cooperativo se fecha com o reconhecimento do esforço dos empregados.

– Porque a Cooperação não é via de mão única e nem só de ida, ela gira em torno de ideais sociais, e o empregado é parte desse giro.

– Por fim, 360° porque agora o empregado pode de fato saber se é realmente reconhecido ou não.

O Prêmio Nobel de economia em 2021 foi entregue para três economistas, que entre seus estudos, mostraram em seus experimentos, o impacto positivo na comunidade do aumento do salário para empregados de uma rede de Fast Food.

Se levarmos em consideração esse estudo e aplicarmos às Cooperativas, acredito que os efeitos serão muito maiores, afinal elas estão inseridas em comunidades e são referências de remuneração de mercado. O salário bem pago nas cooperativas reflete no mercado de trabalho, na comunidade e nos negócios das cooperativas com esta comunidade. Mais uma vez o reflexo 360° se aplicando.

Então, é hora de inovar e aplicar os estudos dos economistas e de valorizar os empregados em 360°.

As fotos das assembléias, em Boa Esperança e Três Pontas, refletem muito a imagem dos trabalhadores e sua vontade de serem bem reconhecidos na negociação de 2021.

As duas assembleias aprovaram as pautas de reajustes de:

– Ramo Crédito – Reajuste de 12,5% (doze vírgula cinco por cento) nos salários, e Ajuda Alimentação diária de R$48,00;

– Ramos Agropecuário, Consumo, Transporte e Trabalho – Reajuste de 12,5% (doze vírgula cinco por cento) nos salários e Cesta Básica mensal de R$250,00.

As propostas estão coerentes com as negociações feitas nestes últimos 16 anos, com o índice inflacionário (INPC) do período, e com o momento atual do impacto da inflação na vida das famílias dos empregados.

Estamos a 12 meses vivendo com o mesmo salário e vendo tudo subir de forma vertiginosa.

Merecemos este reajuste, pois trabalhamos e produzimos por ele.

Temos confiança de que nosso pleito será acatado pelos dirigentes.

Força e fé!

Contem conosco!

Abraços,

Marcelino Henrique Queiroz Botelho

Presidente

2º Editorial AGOs – 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>